Procura aí

x

Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

103 anos de influência Nipônica no Brasil. Parte 2



Matéria escrita por JP, editada e imagens por Paulo.
Animes nada mais são para nós ocidentais do que desenhos que são produzidos e escritos no Japão. Para os orientais essa conotação e um pouco diferente já que para eles animes são toda forma de animação que e feita ao redor do mundo, portanto nesse post estarei contando um pouco de como essas animações japonesas saíram do nada para despontarem tanto no Japão como no mundo inteiro se tornando a febre que é hoje em dia.


Não há como começar a história do animes sem antes mencionar os mangás, porque se os animes são as animações os mangas são a parte desenhada deste meio, tanto porque diria que 95% ou mais dos animes que conhecemos primeiros foram feitos em mangas para depois ter sua parte animada.

Early Times

A história dos animes começa exatamente no ano de 1952 com Osamu Tesuka e a criação do manga de astro boy. Porque com a criação de astro boy Osamu resolveu mais a frente no ano de 1963 ter a ideia de fazer com que seu mangá virasse uma série animada, até ai tudo normal o fato que Osamu queria fazer com que astro boy fosse para TV e naquela época no Japão o anime já existia mais não no formato que todos nós conhecemos o anime era animado de forma diferente e se passava em cinema em sessões de 20 minutos ou até de algumas horas nos casos dos filmes de animação. Mas fazer uma série com episódios e para se passar na TV era algo inviável e que no caso de Osamu realmente foi pois ele teve que com as próprias forças investir seu dinheiro para conseguir fazer as primeiras animações de astro boy. Só que uma idéia fez com que tudo fosse diferente Osamu contactou empresas que faziam bonecos na época e pediu um capital para realizar suas animações e botá-las na TV em compensação ele cederia os direitos para a comercialização dos bonecos do anime em questão, isso deu certo e mesmo com ainda poucos recursos e tendo que economizar na produção do anime o que acabou sem querer virando um molde de animação durante muito tempo a empresa de animação Mushi Production (própria empresa de animação de Osamu) e com a parceria com a Fuji TV, astro boy foi um grande sucesso tanto na TV quanto na venda dos bonecos do anime ,tendo lucro e satisfação  tanto para as empresas que investiram quanto para o autor.

  O método de Tezuka deu tanto certo que acabou sendo seguido por outras empresas e fazendo com novos animes fossem criados seguindo a trilha de sucesso que astro boy fez, tais como, Oitavo Homem(1963), Speed  Racer (1967) , Gatchaman(1972) e entre outros, que serviram também para impulsionar mais ainda a cena do anime no Japão e no caso de Speed Racer sendo um anime que fez sucesso por todo mundo chegando nos EUA e inclusive no Brasil.


Anos 80

Junto com o inicio da década de 80 veio com ela a afirmação de gêneros dentro dos anime coisas que não existia até então, veio o sucesso pelo mundo e também com ele 4  das maiores series animadas japonesas já feitas ate hoje tanto em termos de adoração do público quanto em vendas e audiência, e talvez o maior filme já feito no Japão são elas : 

Gundam (1980) A maior série de robôs japoneses que já completa 31 anos de existência sempre com novas series de sucesso principalmente de vendas nas quais seu robôs vendem igual água. Hokuto no Ken(1983) pai de todas as series de lutas do gênero e que ate hoje em dia servem de espelho para os gêneros de luta e que foi de grande influencia ao próximo anime .

Saint Seya(1986) Assim como gundam, cavaleiros dos zodíaco se mantém firme e forte ate hoje com sua serie de mangas G e com sua serie animada lost canvas. Quando lançada a serie fez um sucesso arrebatador assim como as 2 mencionadas acima também se tornando uma das series mais conhecidas pelo publico brasileiro em geral.

Dragon Ball ( 1986) – com certeza o anime mais visto por nós brasileiros dragon Ball marcou uma geração de fãs e fez com que muitos outros se apaixonassem e se tornassem fãs depois de vê-lo pela primeira vez.

Akira(1988)- tendo o maior orçamento da época em um produção de filme japonês com 13 milhoes sendo gastos. Akira realmente foi um divisor de águas para o anime e que realmente preparou o terreno para o que viria mais a frente na década de 90.


 Vale mencionar que outras ótimas series também foram criadas na década de 80 tais como : Captain Tsubasa (1981) , The Super Dimension Fortress Macross (1982) e Wingman (1984).

 Transição Anos 80 - 90

 Também na  década de 80 um novo estilo de desenho foi criado que foram a parceria de animadoras japonesas com produtoras americanas e dessa parceira com os americanos que tinham capital para investir e da criatividade dos japoneses animando saíram desenho mundialmente conhecido como Transformers, Thundercats, Gi Joe entre outros que apesar de não serem considerados animes fizeram com que o gênero  ganhasse mais força fora do Japão preparando terreno para o sucesso absurdo que os animes teriam mais a frente.
 A década de 90 realmente não tem com não ser outra foi a época de ouro para o anime em todos os sentidos e tanto no Japão quanto no resto do mundo e principalmente no Brasil aonde finalmente a explosão aconteceu .
Foi a década  aonde muito mais dinheiro pode ser investido na produção, aonde o numero de fãs pelo mundo teve seu maior aumento, foi aonde a divulgação e o espaço cedido ao animes foi maior e principalmente foi a década aonde o maior numero de animes de qualidade foram produzidos tendo como referencia alguns dos mais assistidos por todos. Seria impossível falar de todos individualmente portanto tentarei mencionar os principais provavelmente esquecendo alguns pois foram muitos, são eles :  Sailor Moon, Ruronin Kenshin ,Pokémon, Digimon,yu yu hakusho, sakura card captors, Gundam Wing,G,X , X-1999,Shurato,Samurai Warriors GTO,Initial D , Inuyasha entre outros vários que fizeram dessa era a de ouro para os anime.


Para finalizar falta falar do Brasil, nessa mesma época também acontecia a explosão por aqui  a primeira a mostrar animes no Brasil, ao contrário do que muitos pensam  na verdade foi a globo com o anime Zion, mas a grande expansão do gênero veio a acontecer com a Rede Manchete e suas exibições de shurato, cavaleiros dos zodíaco e yu yu hakusho e mais a frente com o cartoon com as exibições dos mesmos completos em ordem e também com a junção de dragon Ball e samurai x.

0 comentários:

Postar um comentário